Views

terça-feira, 22 de abril de 2014

Review Salem S01E01 - The Vow


'Ai dos habitantes da terra e do mar. Pois o diabo desceu a vós'
ENTENDENDO SALEM: 'Há três séculos, o vilarejo de Salem, na colônia americana da Nova Inglaterra, foi tomado de assalto por uma onda de intolerância e de fanatismo religioso, vitimando quase vinte pessoas. O medo da bruxaria começou quando uma escrava negra chamada Tituba contou algumas histórias vudus a amigas, que, por esse fato, tiveram pesadelos. Um médico que foi chamado para examina-las declarou que as moças deveriam estar "embruxadas". Os julgamentos de Tituba e de outras foram realizados perante o juiz Samuel Sewall. Cotton Mather, um pregador colonial que acreditava em bruxaria, encarregou-se das acusações. Um dos homens, Giles Corey, morreu de acordo com o bárbaro costume medieval de ser comprimido por rochas em uma tábua sobre seu corpo até morrer, levando ao total 3 dias. Foram presas cerca de cento e cinquenta pessoas'.

Por mais de um mês, acompanhei as promos e pôsters da série 'SALEM', e por diversas vezes fiquei receosa de que a série (como tantas outras) prometesse mais do que pudesse cumprir. Após ver esse primeiro episódio, verdade seja dita: SALEM CUMPRIU O QUE PROMETEU. Eu, particularmente, sou 'fraca' no que diz respeito a ~ cenas de terror - e essa noite não foi diferente. Me peguei fechando os olhos em diversos momentos e tendo alguns pequenos sustos. Pensei que fosse ser um pouco mais aterrorizante? Talvez. Mas sigo satisfeita com esse início. Aliás, falando sobre 'aterrorizante', como não lembrar de Freddy Krueger com aquele 'one, two, three, four - the devil is here, no sleep no more'?! Só isso já foi mais que suficiente pra pensar em assistir ao epi de dia hahaha Outra coisa que há de ser destacada, foi o belíssimo texto do piloto! Fiquei levemente maravilhada com a citação do 'amor e guerra'.

A princípio, achei que faltou carisma (talvez ênfase?) nos personagens John Alden (Shane West) e Mary Sibley (Janet Montgomery) - coisa que o MARAVILHOSO Cotton Mather (Seth Gabel) tem DE SOBRA. Porém, com o desenrolar de 'The Vow', tive vontade de aplaudir Mary. A personagem passou de 'chata e sem graça' para 'sou-bruxa', 'sou-foda', 'domino-meus-inimigos', 'comando-a-cidade', 'dominarei-o-mundo'. Se a achei fodona nesse primeiro episódio, só sigo imaginando o quão espetacular ela virá nos próximos.

Pra quem tinha dúvidas sobre assistir ou não, eu digo, repito e grito a sete ventos: NÃO TENHA. Seu piloto de 53 minutos têm um início lento, porém, LONGE de ser chato. E a partir dos 19 minutos, a série simplesmente decola - e acaba antes que se perceba.

And Salem... is ours.


"É uma certeza que o demônio apresenta-se por vezes na forma de pessoas não apenas inocentes, mas também muito virtuosas." Rev. John Richards, século XV

Larissa Bertini
Não reproduza sem os créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário